terça-feira, 23 de julho de 2013

Programas de Auditório nos Anos 40

    Primeiramente voltarei falando um pouco sobre os programas de auditório nos anos 40,aqui você saberá os principais programas que a população gostava.

     O rádio foi a grande novidade da primeira metade do século XX no Brasil. Por ele, passaram notícias do país e do mundo, músicas, novelas, fofocas, anúncios, seriados, entre tantos outros programas que chegaram e começaram a fazer parte da vida dos brasileiros.

    

         Os programas de auditório

     Um dos programas de auditório mais popular e de maior audiência nas décadas de 40 e 50 foi o Programa César de Alencar. Criado em 1945 e veiculado pela Rádio Nacional, ele reunia uma plateia de 600 pessoas num auditório onde era possível cantar, bater palmas e também os pés. O programa fez muito sucesso por abrir espaço ao público, deixando-o interagir com os artistas. Seu lema era: “Programa César de Alencar: esse programa pertence a vocês!”




Programas humorísticos

        Entre os muitos programas que tiveram sucesso nessa categoria, o que marcou a década de 40 foi a “Balança... mas não cai”, veiculado pela Rádio Nacional. O programa era exibido duas vezes por semana e alcançava seu auge no quadro “Primo rico primo pobre”, escrito e interpretado por Paulo Gracindo. O quadro fez tanto sucesso que, mais tarde, foi reproduzido na televisão.



Curiosidade: Você já pensou em ter aulas de ginástica pelo rádio? Seria no mínimo interessante, não?
Durante algumas décadas, na programação diária de algumas rádios brasileiras, existia um
horário dedicado a aulas de ginástica, geralmente no período da manhã, em que eram
apresentados programas como o Comece bem o dia, transmitido pela Rádio Sociedade Mayrink
Veiga, desde 1933.

Nenhum comentário:

Postar um comentário