Em 5 de junho de 1941, estreou na Rádio
Nacional um programa que, por mais de dois anos,
deixou muitos
brasileiros “vidrados” no rádio: a novela Em Busca da Felicidade.
Apresentada
pelo creme dental Colgate, foi a primeira história radiofônica autêntica. Para
se
ter uma ideia
do sucesso conquistado por essa nova atração, basta citar que o elenco
participante
ficou durante muito tempo praticamente impedido de transitar nas ruas, devido
ao rebuliço provocado por sua aparição. O ator que interpretava o vilão —
odiado pelo público —
certa vez teve
de se esconder numa loja para fugir de um grupo de pessoas que o reconheceu.
Outro ator,
que fazia o papel de médico, recebeu nos estúdios da Rádio Nacional uma senhora
que foi até lá especialmente para lhe pedir uma consulta.
Quando pensamos no sucesso dessa novela, outro
exemplo vem à mente: a campanha da Colgate, que prometia, a quem enviasse um
rótulo do creme dental Colgate, um prêmio
composto por
fotografias dos artistas da radionovela Em Busca da Felicidade, além de um
álbum com o
resumo de toda a história. No primeiro mês, contrariando as expectativas, a
empresa recebeu
48 mil rótulos. Como as perspectivas de crescimento dos pedidos eram
geométricos, a
promoção foi cancelada.
Depois dessa novela, as portas da rádio se
abriram, e centenas de outros programas do gênero passaram a fazer parte do
cotidiano dos ouvintes brasileiros.
Aqui falarei sobre um programa que fez bastante sucesso: o Repórter Esso*
Em 1941, em plena Segunda Guerra Mundial,
surgiu um programa jornalístico que se tornou
líder de
audiência: o Repórter Esso. Transmitido pela Rádio Nacional (RJ) e pela Rádio
Record (SP), o
novo programa trazia notícias rápidas e recentes sobre os últimos
acontecimentos
da guerra, redigidas pela United Press Internacional e traduzidos para o
português.
Os lemas do Repórter Esso eram: “o
primeiro a dar as últimas” e “testemunha ocular da
história”. O
programa durava cinco minutos, privilegiava as notícias internacionais e era
transmitido em
outras rádios, além da Rádio Nacional. Ele fez tanto sucesso que permaneceu
no ar durante
27 anos e, mais tarde, tornou-se uma atração televisiva.
* O programa levava esse nome por ser patrocinado pela companhia norte-americana de
combustíveis,
Esso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário