terça-feira, 23 de julho de 2013

Década de 40 — A época de ouro do rádio

      Oi,pessoal!!Nesse post falarei um pouco sobre o rádio.Naquela época teve um programa que conquistou o coração de muitos telespectadores que estreou em 1941.Um marco para as novelas e para o rádio jornalismo“Em busca da felicidade”.
     Em 5 de junho de 1941, estreou na Rádio Nacional um programa que, por mais de dois anos,
deixou muitos brasileiros “vidrados” no rádio: a novela Em Busca da Felicidade.
   Apresentada pelo creme dental Colgate, foi a primeira história radiofônica autêntica. Para se
ter uma ideia do sucesso conquistado por essa nova atração, basta citar que o elenco
participante ficou durante muito tempo praticamente impedido de transitar nas ruas, devido ao rebuliço provocado por sua aparição. O ator que interpretava o vilão — odiado pelo público —
certa vez teve de se esconder numa loja para fugir de um grupo de pessoas que o reconheceu.
    Outro ator, que fazia o papel de médico, recebeu nos estúdios da Rádio Nacional uma senhora que foi até lá especialmente para lhe pedir uma consulta.
     Quando pensamos no sucesso dessa novela, outro exemplo vem à mente: a campanha da Colgate, que prometia, a quem enviasse um rótulo do creme dental Colgate, um prêmio
composto por fotografias dos artistas da radionovela Em Busca da Felicidade, além de um
álbum com o resumo de toda a história. No primeiro mês, contrariando as expectativas, a
empresa recebeu 48 mil rótulos. Como as perspectivas de crescimento dos pedidos eram
geométricos, a promoção foi cancelada.
     Depois dessa novela, as portas da rádio se abriram, e centenas de outros programas do gênero passaram a fazer parte do cotidiano dos ouvintes brasileiros.

     Aqui falarei sobre um programa que fez bastante sucesso: o Repórter Esso*
     Em 1941, em plena Segunda Guerra Mundial, surgiu um programa jornalístico que se tornou
líder de audiência: o Repórter Esso. Transmitido pela Rádio Nacional (RJ) e pela Rádio
Record (SP), o novo programa trazia notícias rápidas e recentes sobre os últimos
acontecimentos da guerra, redigidas pela United Press Internacional e traduzidos para o
português.
     Os lemas do Repórter Esso eram: “o primeiro a dar as últimas” e “testemunha ocular da
história”. O programa durava cinco minutos, privilegiava as notícias internacionais e era
transmitido em outras rádios, além da Rádio Nacional. Ele fez tanto sucesso que permaneceu
no ar durante 27 anos e, mais tarde, tornou-se uma atração televisiva.

* O programa levava esse nome por ser patrocinado pela companhia norte-americana de

combustíveis, Esso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário