quinta-feira, 4 de julho de 2013

Filmes da Década de 40


A Felicidade não se Compra (1946)
ou


It's a Wonderful Life




Título Original: It's a Wonderful Life
Ano/País/Gênero/Duração: 1946 / EUA / Romance Fantasia / 130min
Direção: Frank Capra
Produção: Frank Capra
Roteiro: Philip Van Doren Stern, Frances Goodrich
Fotografia: Joseph F. Biroc e Joseph Walker
Música: Dimitri Tiomkin

Sinopse:

George Bailey (James Stewart) tinha o sonho de conhecer o mundo, mas nunca pode fazer isso por trabalhar como banqueiro, para ajudar a todos ao seu redor. Ele é uma boa pessoa, mas , deprimido, pensa em se matar na véspera de natal, mas acaba sendo salvo por um anjo. Clarence, o anjo, tenta lhe mostrar como seria o mundo sem sua presença.


Curiosidades:

- James Stewart não aceitou o projeto do filme, pois tinha acabado de retornar da guerra. Lionel Barrymore o convenceu a pegar o papel. 
- A “neve” era uma mistura de sopa, água e um componente químico.
- Foram precisos 2 meses para construir os sets de filmagens, considerados um dos maiores já feitos até aquele momento.






Ladrões de Bicicleta (1948)
ou
Ladri di Biciclette





Título original: Ladri di Biciclette
Ano/País/Gênero/Duração: 1948 / Italia / Drama / 88min
Direção: Vitorio de Sica
Produção: Giuseppe Amato e Vitorio de Sica
Roteiro: Luigi Bartolini e Cesare Zavattini
Fotografia: Carlo Montuori
Música: Alessandro Cicognini


Sinopse:

Após a Segunda Guerra Mundial, com a Itália está destruída e o povo desesperado, Ricci (Lamberto Maggiorani), casado e com dois filhos, consegue finalmente encontrar um sub-emprego colando cartazes nas ruas. Só que para permanecer no emprego, ele terá que ter uma bicicleta e conseugue, com muito sacrifício, penhorando bens, consegue, com sua esposa Maria (Lianella Carell). Mas em seu primeiro dia de trabalho, sua bicicleta é roubada. Desesperados, Ricci e seu filho Bruno (Enzo Staiola), buscam recupera-la, para que possam ter uma vida melhor.


Curiosidades:

- O filme faz parte do neo-realismo, movimento que focava nos problemas da guerra.
- Foram utilizados muitos atores amadores, devido a falta de verbas.
- Na cena em que Bruno apanha do pai, foi utilizado um recurso pouco usual para fazê-lo chorar, já que ele não conseguia: colocaram cigarros em seu bolso e o acusaram de roubo. O garoto, assustado, chorou e as câmeras captaram seu desespero.




As Vinhas da Ira (1940)

ou

The Grapes of Wrath




Título Original: The Grapes of WrathAno/País/Gênero/Duração: 1940 / EUA / Drama / 128minDireção: John FordProdução: Darryl F. ZanuckRoteiro: John Steinbeck, Nunnally JohnsonFotografia: Greg Toland


Sinopse:

Durante a Grande Depressão de 1929, uma família de trabalhadores rurais luta para ter melhores condições de vida. Tom Joad (Henry Fonda) esteve preso por homicídio e após cumprir sua pena muda-se com a família de Oklahoma para a Califórnia, que dizem ser uma terra onde os empregos são melhores. Mas durante a viagem, eles verificam que a realidade é outra, e que o local para onde eles estão indo pode não ser tão bom quanto eles esperam.


Curiosidades:

- Baseado no romance homônimo de John Steinback.
- Foi refilmado em 1991, sob o título The Grapes os Wrath.




O Grande Ditador (1940)
ou
The Great Dictator


Título Original: The Great DictatorAno/País/Gênero/Duração: 1940 / EUA / Comédia Dramática- Sátira Crítica / 124minDireção: Charles ChaplinProdução: Charles ChaplinRoteiro: Charles ChaplinFotografia: Roland Totheroh, Karl Struss


Sinopse:

Durante a 1ª Guerra Mundial, um barbeiro judeu perde a memória em um acidente, no qual salva a vida do piloto militar Schultz.  Anos depois, ao retornar à barbearia, ele encontra a Tomânia sob o domínio do ditador Adenoid Hynkel e os judeus restritos ao gueto.
Hynkel, cuja imponência arranca saudações de multidões, planeja dominar o mundo e o primeiro passo é invadir o país vizinho, Osterlich.  A estratégia também inclui o extermínio dos judeus, capturados e mandados aos campos de concentração.
O barbeiro judeu e o agora comandante Schultz, acusados de defenderem os interesses do povo perseguido, vão presos. A dupla consegue fugir e, devido às semelhanças físicas, o barbeiro é confundido com o ditador e acaba discursando em seu lugar.

Curiosidades:

- Chaplin era judeu.
- O discurso final do filme foi rodado após 458 dias de filmagem, em 5 de junho de 1940, dia em que Hitler marcha sob Paris para saborear sua conquista.
- Após 559 dias de filmagem, finalmente o filme estava pronto. Tornou-se o filme mais lucrativo de Chaplin, apesar de ter sido proibido na Europa e América do sul.
- De acordo com os arquivos dos filmes que Hitler havia pedido para passar, O Grande Ditador foi assistido duas vezes.
- Chaplin disse que jamais teria feito o filme se soubesse a íntegra dos crimes de Hitler.
- Ao fim da guerra, imagens de quando os Russos entram na Chancelaria alemã, em meio aos destroços, uma cena chama a atenção: curiosamente havia um objeto intacto, o globo onde Chaplin protagoniza uma das cenas mais inesquecíveis do cinema.






It's a Wonderful Life:


Ladri di Biciclette (filme legendado):


https://www.youtube.com/watch?v=Ojt7ZgDNmnk



Nenhum comentário:

Postar um comentário