segunda-feira, 15 de julho de 2013

Curiosidades sobre a Segunda Guerra Mundial (1939-1945)

       Agora vamos falar sobre algumas curiosidades sobre a Segunda Guerra Mundial.

Blitzkrieg

     Na Segunda Guerra, a movimentação intensa dos alemãs envolvia uso simultâneo de tanques e aviões, além de atos de sabotagens.

         O principal objetivo da Blitzkrieg era causar pânico e desordem. Esse objetivo era alcançado com ataques maciços, realizados por tropas diferentes que avançavam em direção ao território do inimigo, cortando a linha de suprimento do inimigo.           Os tanques tinham a função de rasgar as linhas inimigas e seguir no território do inimigo, liderando as penetrações em profundidade. Assim os tanques, isolavam os rivais, interceptando qualquer reforço rival que tentasse chegar até à área sob ataque.         A Blitzkrieg também fazia ações de sabotagem, como destruir pontes, linhas de comunicação, arsenais e passar informações erradas por rádio. Tudo para que o inimigo ficasse desorientado ou sem conseguir se comunicar durante a ação.          A artilharia servia para "martelar" as posições inimigas, causando grande confusão no exercito rival.        Os aviões "táticos" dos alemães,tinham duas funções: Uma era atacar posições que a artilharia não conseguia atingir e a outra era dar apoio ao avanço dos tanques, eliminado alvos pelo caminho, como os blindados do inimigos.

Como funcionavam as câmeras de gás dos campos de concentração

       Nos campos de concentrações nazista, prisioneiros eram trancados por oficiais alemãs em salas que eram infestadas de pesticida. Essa câmaras não foram o primeiro método de extermínio em massa utilizado pela Alemanha. Até 1941, oficiais da policia militar de Hitler eliminavam pequenos grupos  de prisioneiros em caminhões de transporte, trancando-os e caçambas  selada que recebiam monóxido de carbono escapamento. A técnica foi adaptada a salas trancada e logo o monóxido de carbono substituído por um material mais barato e eficiente, a pesticida. A primeira aplicação em humanos rolou em agosto de 1941, em um grupo de prisioneiros russos. Os corpos eram deixados de enterrar em valas comuns e passaram a ser queimados para que assim, os alemães não fossem acusados de crimes de guerra.             Idosos, crianças, pessoas doentes ou enfraquecidas não serviam para o trabalho no campos de concentração, e por isso, eram encaminhadas para a execução. Para evitar pânico, Os soldados e médicos diziam aos prisioneiros que eles tomariam um banho e receberiam roupas limpas para se reunir com amigos e familiares.             Os Zyklon B era usado principalmente para eliminar piolhos e insetos dos presos. Em Auschwitz, o maior campo de concentração nazista, era utilizado apenas 5% da remessa do produto nas câmaras. Para não desesperar os prisioneiro o veneno foi manipulado quimicamente para não emitir odor.         Nas salas ao lado das câmaras eram instalados equipamentos para ativação e exaustão do gás. O Zyklon era colocado em um compartimento de metal para ser aquecido e gerar vapor. Após trinta minutos se queima,  com todos nas câmaras já mortos os exaustores sugavam o gás permitindo a retirada dos corpos.       Nas câmaras de Auschwitz cabiam em media 800 pessoas, se houvesse lotação, quem sobrava era executado a tiros na hora. Quando o veneno começava a fazer efeito, as pessoas se distanciavam das saídas de gás e se amontavam na portas tentando sair desesperadamente. Crianças e idosos eram pisoteados e  esmagado por causa do pânico geral.      O gás venenoso interferia na respiração celular, tornando as vitimas carentes de oxigênio. O resultado era morte por sufocamento após crises convulsivas sagramento e perda das funções fisiológicas. A morte era lenta e dolorida em media, da inalação ao óbito, o processo durava 20 minutos.      As câmaras, geralmente feitas nos subsolos, era interligadas para facilitar a retirada dos corpos. Os sonderkommando, prisioneiros encarregados de auxiliar no processo de extermínio  ficavam alojados no mesmo piso das câmaras e isolados dos demais trabalhadores. Os sonderkommando limpavam as câmaras. Eles verificavam a arcada dentaria em busca de dentes de ouro e objetos de valor. Depois, queimavam os corpos em fornos gigantes para eliminar qualquer vestígio do processo de extermínio.


Nenhum comentário:

Postar um comentário