sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Segunda Guerra Mundial


Oi gente! Hoje eu vou falar de um assunto que ainda é muito comentado na atualidade, A Segunda Guerra Mundial.
Como Vocês sabem a Segunda Guerra Mundial foi um conflito militar global que Começou em 1939 e 1945, envolvendo a maioria das nações do mundo. Que se dividiam em duas alianças opostas: Eixo e Aliança. Foi a guerra mais abrangente da história, com mais de 100 milhões de militares mobilizados.
Assim como a Primeira, a Segunda Guerra Mundial iniciou-se na Europa e ganhou dimensão mundial devido aos interesses imperialistas de outros países não europeus, como os Estados Unidos e o Japão. Sua eclosão foi devida ao fortalecimento dos regimes totalitários da Alemanha e da Itália e de sua politica expansionista.
 Em estado de "guerra total", os principais envolvidos dedicaram toda sua capacidade econômica, industrial e científica a serviço dos esforços de guerra, deixando de lado a distinção entre recursos civis e militares. Marcado por um número significante de ataques contra civis, incluindo o Holocausto e a única vez em que armas nucleares foram utilizadas em combate, foi o conflito mais letal da história da humanidade, resultando entre 50 a mais de 70 milhões de mortes.
A Alemanha amargava seu ressentimento pelas determinações do Tratado de Versalhes. Investiu pesadamente no militarismo, tornando o serviço militar obrigatório e produzindo armamentos em grande escala. Retirou-se da Liga das Nações e declarou seu direito ao espaço vital, isto é, à expansão desceu território para a formação da Grande Alemanha, desrespeitando o Tratado de Versalhes,  inclusive reconquistando territórios perdidos na Primeira Guerra. Na Itália estava crescendo o Partido Fascista, liderado por Benito Mussolini, que se tornou o Duce da Itália, com poderes sem limites.
Tanto a Itália quanto a Alemanha passavam por uma grave crise econômica no início da década de 1930, com milhões de cidadãos sem emprego. Uma das soluções tomadas pelos governos fascistas destes países foi a industrialização, principalmente na criação de indústrias de armamentos e equipamentos bélicos (aviões de guerra, navios, tanques etc.).
Na Ásia, o Japão também possuía fortes desejos de expandir seus domínios para territórios vizinhos e ilhas da região. Estes três países, com objetivos expansionistas, uniram-se e formaram o Eixo. Um acordo com fortes características militares e com planos de conquistas elaborados em comum acordo.
Embora as intenções da Alemanha fossem claras a Inglaterra e a França não criaram obstáculos à sua politica militarista, pois seus líderes acreditavam que o expansionismo alemão era dirigido somente contra a União Soviética.
Em 1938, a Alemanha anexou a Áustria, país onde havia um grande apoio ao nazismo e, nesse mesmo ano, reivindicou a anexação dos Sudetos, região da Tchecoslováquia em que a maioria da população era de origem germânica, sem a oposição da França e da Inglaterra. No ano seguinte, tropas alemãs tornaram a Boêmia e a Morávia protetorados alemães. Dessa vez, a França e a Inglaterra apenas advertiram que, em caso de outra ação bélica da Alemanha na Europa, ambas lhe declarariam guerra.
O marco inicial ocorreu no ano de 1939, quando o exército alemão invadiu a Polônia. De imediato, a França e a Inglaterra declararam guerra à Alemanha. De acordo com a política de alianças militares existentes na época, formaram-se dois grupos: Aliados (liderados por Inglaterra, URSS, França e Estados Unidos) e Eixo (Alemanha, Itália e Japão).
Desenvolvimento:
Nem sempre o lado considerado forte começa a briga ganhando. O período de 1939 a 1941 foi marcado por vitórias do Eixo, lideradas pelas forças armadas da Alemanha, que conquistou o Norte da França, Iugoslávia, Polônia, Ucrânia, Noruega e territórios no norte da África. O Japão anexou a Manchúria, enquanto a Itália conquistava a Albânia e territórios da Líbia.
Em 1941 o Japão ataca a base militar norte-americana de Pearl Harbor no Oceano Pacífico (Havaí). Após este fato, considerado uma traição pelos norte-americanos, os Estados Unidos entraram no conflito ao lado das forças aliadas.
De 1941 a 1945 ocorreram as derrotas do Eixo, iniciadas com as perdas sofridas pelos alemães após a invasão do território russo. Neste período, ocorre uma regressão das forças do Eixo que sofrem derrotas seguidas. Com a entrada dos EUA, os aliados ganharam força nas frentes de batalhas. 
Enfim, Brasil participa diretamente, enviando para a Itália (região de Monte Cassino) os pracinhas da FEB, Força Expedicionária Brasileira. Os cerca de 25 mil soldados brasileiros conquistam a região, somando uma importante vitória ao lado dos Aliados.
Final e Consequências
Este importante e triste conflito terminou somente no ano de 1945 com a morte de Mussolini e o suicídio de Hitler, levando a rendição da Alemanha e Itália. O Japão, último país a assinar o tratado de rendição, ainda sofreu um forte ataque dos Estados Unidos, que despejou bombas atômicas sobre as cidades de Hiroshima e Nagazaki. Uma ação desnecessária que provocou a morte de milhares de cidadãos japoneses inocentes, deixando um rastro de destruição nestas cidades.
Os prejuízos foram enormes, principalmente para os países derrotados. Foram milhões de mortos e feridos, cidades destruídas, indústrias e zonas rurais arrasadas e dívidas incalculáveis. O racismo esteve presente e deixou uma ferida grave, principalmente na Alemanha, onde os nazistas mandaram para campos de concentração e mataram aproximadamente seis milhões de judeus.Com o final do conflito, em 1945.

Nenhum comentário:

Postar um comentário