quinta-feira, 25 de julho de 2013

A Casa das Orquídeas

   Olá, pessoal!! Agora falarei de um livro que o título está a cima, A Casa das Orquídeas.Esse livro é muito interessante,pois além de uma parte do livro se tratar em uma época muito conturbada na década de 40 e outra no tempo atual,há uma emoção ao ler o livro,por você começar a conhecer como era o estilo da época.Nele você descobre um pouco da emoção vivida por eles antes e depois da guerra, como era a paixão dos prisioneiros na prisão de changi, uma grande revelação com a família Crawford, como realmente é a Tailândia e como é o verdadeiro amor.
   Isso você descobrirá lendo esse ótimo livro de 560 páginas,que valem a pena,pois além de descobrir uma parte do passado você se integra em uma linda e triste história de amor.Eu li e recomendo!


quarta-feira, 24 de julho de 2013

O Crime do Poço - 1948

   Agora contarei a vocês algo surpreendente da época, algo que chocou a todos.Há duas versões para “O Crime do Poço”, a primeira diz que o crime foi uma vingança do químico e professor Paulo Ferreira de Camargo contra sua família que não aceitava o seu relacionamento com uma enfermeira, que não era mais virgem, indo totalmente contra os padrões da época e sendo um escândalo. A outra versão diz que Paulo teria matado a mãe e as irmãs porque estavam gravemente doentes e ele não teria como prover os cuidados necessários para o tratamento.

terça-feira, 23 de julho de 2013

Saúde nos Anos 40

      Voltei para falar um pouco sobre a saúde na época de 40.Diferente de hoje em dia, as pessoas na época, pegavam muitas doenças transmissíveis, e isso foi uns dos principais motivos nos quais houveram muitas mortes.Ndécada de 40, doenças sexualmente transmissíveis como sífilis e gonorreia eram grandes problemas de saúde pública. Nos Estados Unidos, uma campanha massiva de prevenção a essas doenças foi lançada. Este cartaz é dessa época, e faz parte de uma das maiores campanhas publicitárias já realizadas pelo Serviço de Saúde Pública dos Estados Unidos.
       Com a Segunda Guerra Mundial, a saúde dos guerrilheiros era alarmante,com tiros e vários tipos de ferimentos causados pelos estilhaços de bombas, eles ficavam em pequenos corredores com outros companheiros, à beira da morte. Alguns eram presos, e comiam apenas arroz ou restos de alimentos, fazendo com que eles adoecessem e morressem.



Década de 40 — A época de ouro do rádio

      Oi,pessoal!!Nesse post falarei um pouco sobre o rádio.Naquela época teve um programa que conquistou o coração de muitos telespectadores que estreou em 1941.Um marco para as novelas e para o rádio jornalismo“Em busca da felicidade”.
     Em 5 de junho de 1941, estreou na Rádio Nacional um programa que, por mais de dois anos,
deixou muitos brasileiros “vidrados” no rádio: a novela Em Busca da Felicidade.
   Apresentada pelo creme dental Colgate, foi a primeira história radiofônica autêntica. Para se
ter uma ideia do sucesso conquistado por essa nova atração, basta citar que o elenco
participante ficou durante muito tempo praticamente impedido de transitar nas ruas, devido ao rebuliço provocado por sua aparição. O ator que interpretava o vilão — odiado pelo público —
certa vez teve de se esconder numa loja para fugir de um grupo de pessoas que o reconheceu.
    Outro ator, que fazia o papel de médico, recebeu nos estúdios da Rádio Nacional uma senhora que foi até lá especialmente para lhe pedir uma consulta.

Programas de Auditório nos Anos 40

    Primeiramente voltarei falando um pouco sobre os programas de auditório nos anos 40,aqui você saberá os principais programas que a população gostava.

     O rádio foi a grande novidade da primeira metade do século XX no Brasil. Por ele, passaram notícias do país e do mundo, músicas, novelas, fofocas, anúncios, seriados, entre tantos outros programas que chegaram e começaram a fazer parte da vida dos brasileiros.

    

         Os programas de auditório

     Um dos programas de auditório mais popular e de maior audiência nas décadas de 40 e 50 foi o Programa César de Alencar. Criado em 1945 e veiculado pela Rádio Nacional, ele reunia uma plateia de 600 pessoas num auditório onde era possível cantar, bater palmas e também os pés. O programa fez muito sucesso por abrir espaço ao público, deixando-o interagir com os artistas. Seu lema era: “Programa César de Alencar: esse programa pertence a vocês!”

Programa infantil que marcou a época

  Pessoal,nesse post falarei a respeito do programa infantil que fazia mais sucesso na época.Várias pessoas devem conhece-lo, com grandes sucessos até hoje, ele fazia sucesso  também nos anos 40.Ele é o Bozo.

Bozo

  Criado na década de 40, o palhaço Bozo, é originário dos Estados Unidos. Sua primeira aparição é datada de 1949, já com bastante sucesso. No Brasil, o personagem ganhou destaque entre os anos de 1981 e 1991. Sua exibição acontecia nas manhãs do SBT, se prolongando até o meio da tarde. Entre os personagens que merecem destaque na atração, os nomes do “Papai Papudo” (Gibe), “Salci Fufu” (Pedro de Lara) e “Vovó Mafalda” (Valentino Guzzo) não poderiam ser ignorados.


segunda-feira, 22 de julho de 2013

Moda: Cabelos nos Anos 40

     Voltei para falar um pouco sobre um assunto que interessa a maioria das mulheres,que é o cabelo.
     Ainda com o brilho do cinema, os cabelos crescem um pouquinho: fios médios e ondulados são a bola da vez. É nessa década que a Segunda Guerra Mundial começa e a grande inspiração para os cabelos vem das pin-ups girls - garotas comuns e atrizes que posavam em fotos sensuais que acabavam entretendo os soldados nas zonas de guerra.


Nos anos 40, os comprimentos médios e ondulados, com topete lateral, eram a sensação. Rita Hayworth, diva de época, foi uma das mulheres a lançar essa tendência. Esse penteado é copiado até hoje pelas famosas, como podemos ver nos looks de Kate Hudson e Megan Fox.

Um Pouco Mais Sobre os Anos 40

Moda:http://www.slideshare.net/aymmeduarte/estudo-da-dcada-de-40
Fatos Históricos: http://www.youtube.com/watch?v=hErjIkEnH84
Vídeo-resumo: http://www.youtube.com/watch?v=McjhkHz7dIw

Curiosidade: Filme 'Caça aos Gângsteres' traz coquetéis dos anos 40; aprenda

       Voltei para falar sobre um filme que retrata bem a imagem dos anos 40.Ele se chama Caça aos Gângsteres.E sobre ele falarei sobre alguns drinques que eram de costumes. Para promover a estreia do filme Caça aos Gângsteres, nesta sexta-feira (1), a Warner Bros. Pictures divulgou as receitas dos drinques degustados por personagens do longa, como Sean Penn, Ryan Gosling, Nick Nolte, Emma Stone e Josh Brolin.
       Com champanhe, gin, uísque, conhaque, vodca e bourbon como base, os drinques remetem à atmosfera de glamour dos anos 40. A década foi marcada pela ascensão das divas do cinema, a criação das pin-ups, da alta-costura, o lançamento dos carrões com fama de qualidade, potência, espaço, conforto e beleza, além da intensa criação musical. Tudo isso refletiu na vida noturna agitada e também nas bebidas da moda.

Culinária dos Anos 40

O doce com frango e a cozinha de 1944
Dicionário para cozinhar nos anos 40:
"- Lardear: introduzir tiras de toucinho, toucinho defumado ou charcuteria variada, nas carnes, para evitar que fiquem muito secas.
- Côdea: casca (do pão)
- Pevides: sementes (de abóbora ou pepino)
- Panar: empanar
- Paladar (da vaca): céu da boca da vaca
- Cornichons: os pepinos usados para fazer picles
- Mangarito: um tipo de tubérculo muito comum na época, que hoje desapareceu
- Estar em mucilagem: estar com textura de goma
- Ginja: cereja ácida, também conhecida como amarena
- Vidrado (de limão ou laranja): parte lustrosa da casca, sem a parte branca
- Barrar com manteiga: untar com manteiga
- Brócolos: brócolis

Aspectos Econômicos da década de 40

    Oi,pessoal!!Falarei sobre os aspectos econômicos da época.O tempo áureo do Ciclo da Borracha, alavancado pela Revolução Industrial, entre a segunda metade do século XIX e a primeira metade do século XX, havia terminado. Mas, em 1945, a economia do Pará ainda resistia na exploração dessa fonte de renda até que a 2ª Guerra Mundial devastou os seringais da Ásia e a indústria bélica se voltava para a Amazônia interessada no fornecimento de borracha. Os seringais ingleses do Ceilão e da Malásia – constituídos com mudas pirateadas da Amazônia e, cuja concorrência desbancou a borracha brasileira no mercado internacional - não eram suficientes para atender as necessidades das forças aliadas, durante a 2ª Guerra Mundial.
    Em vez de pneus de bicicletas e de automóveis, brinquedos, botas, sapatos, capas, salva-vidas, garrafas, o objetivo do governo federal era de que a Amazônia produzisse borracha para alimentar a indústria bélica. Numa tentativa de reaquecer a produção, os Estados Unidos injetaram capital no Banco de Crédito da Amazônia (BASA), sediado em Belém. Foi recrutada mão-de-obra nordestina para trabalhar nos seringais. Entre os males a serem enfrentados pelos trabalhadores, estavam a fome a malária. Também havia limitações técnicas para trabalhar a borracha. A demanda do produto no mercado internacional era grande, mas a mão-de-obra era escassa.

Educação nos Anos 40

      Pessoal nesse post,vocês saberão sobre uma coisa muito importante,a educação.Porém naquela época não era tão valorizada como hoje.
     Políticos, fazendeiros, seringalistas, exploradores de  minérios e diamante, comerciantes em geral e outros membros de prestigio na sociedade exerciam suas atividades produtivas sem que tivessem sequer, o curso ginasial (que equivalia a grosso modo aos 4 últimos anos do atual ensino fundamental).

Haviam poucas escolas e raras ofereciam as seires mais avançadas de ensino primário  Poucos entretanto, após esta fase matriculavam-se no curso primário, disponível nas cidades de maior porte e nas sedes dos municípios mais destacados economicamente. O curso ginasial, existia apenas nas capitais do estado e territórios federais e nas cidades maiores.
         Tratava-se de um universo predominantemente não letrado, onde a educação formal não se afigurava como uma necessidade básica para todos os cidadãos e onde as escolas não sobressaíam no espaço físico nem na vida social. O domínio da leitura e da escrita funcionava como um símbolo de erudição, um traço que caracterizava algumas famílias de maior renda ou prestígio político. Embora a educação fosse considerada como um valor intelectual relevante para a formação das pessoas, esse valor tornava-se, realmente essencial, quando alguém pretendia dedicar-se a uma profissão específica que exigia uma formação em nível superior. A educação escolar não era considerada como elemento fundamental da inclusão plena de alguém na sociedade ou de sua exclusão da mesma.
       A causa disto era que a economia extrativista sobrevivia sem exigir do homem/mulher da Região uma educação mais sólida e estruturada; ao invés disso, cobrava-lhe uma intensa articulação e um vasto conhecimento da natureza amazônica  Outra causa era a falta de informação escrita no cotidiano das pessoas, que as obrigasse a ler com frequência  e de outro as atividades produtivas naqueles anos não exigiam este esforço, como já foi dito acima. Assim era comum, na época alguém ter aprendido a ler e escrever durante a infância ou adolescência e ter retornado à condição de analfabeto quando adulto; terceiro, a reduzida escolaridade da população em geral, não tinham, como hoje, uma relação direta com a condição de pobreza do indivíduo, nem com sua inserção ou marginalização na sociedade; Por ultimo, apesar de haver um número significativo de escolas privadas ligadas a instituições religiosas e assistenciais, atuando gratuitamente nos moldes da escola pública, em termos de qualidade de ensino, não havia, como hoje, uma clara dicotomia entre ensino público e privado, características que hoje, em todo Brasil, é altamente responsável pela reprodução das desigualdades sociais e culturais.
        A função da escola estava centrada na leitura e na escrita. Ela existia e gozava de prestígio social porque era indispensável para ensinar a ler, escrever e contar, onde os professores desempenhavam suas tarefas voltados para este elemento norteador onde os recursos pedagógicos eram escassos.



A escola primária tinha características boas e ruins:






BOAS - Sob o ponto de vista cultural, esta limitação no ensino (restrito de títulos e livros), funcionava como um valioso elemento de unidade entre as milhares de crianças da região; Como o aluno passava um tempo muito curto de sua vida escolar, era possível ter um número reduzido de alunos por sala. esta situação permitia que professores e dirigentes de escolas tivessem uma relação mais próxima com os alunos, conhecendo grande número deles e acompanhando-os a cada passo do seu desenvolvimento intelectual



RUINS - Devido a época sofrer de escassos recursos culturais, o material didático disponível era reduzido e pobre, cartilhas que apresentavam frases absurdamente soltas e descontextualizadas como "Ivo viu a uva" e "a ema é da ama", exigiam um esforço de imaginação fantástico por parte de professores que, jamais tinham visto uma uva ou uma ema na Região e que estranhavam os nomes dos animais e coisas mencionadas nos livros, mas inexistentes na Região.
       Na época existiam dois livros didáticos de leitura e escrita, a "Cartilha Paraense" e "Amazônia", ambos destinados a alunos de 1ª a 4ª série do curso primário.




   O problema é que como a realidade social era outra, problemas que hoje afetam e perturbam a sociedade brasileira e, em especial, a vida das crianças e jovens como afastam as crianças da rua mandando-as para a escola.

  • Referencia Bibliografica: LOUREIRO, Violeta R. Educação e sociedade na Amazônia em mais de meio século. Revista Cocar, v.1, n. 1, jan-jun, 2007, pp. 17-58.

Brinquedos dos anos 40


No ano de 1944 a Estrela abriu seu capital para o mercado, sendo uma das primeiras empresas no Brasil a se tornar uma sociedade anônima.
Na década de 40 apresentou o cachorro Mimoso, primeiro brinquedo de madeira com movimento e som fabricado no País, que fez grande sucesso na época.
Logo depois vieram outras inovações como os jogos clássicos, Pega Varetas e Banco Imobiliário.
As bonecas, que até o final dos anos 40 eram feitas em uma massa inquebrável, passaram a ser de plástico.


Esporte nos Anos 40- Parte III

BIBLIOTECA DO FUTEBOLA

"Desde quando a história do futebol começou a me interessar a década de 40 sempre recebeu uma atenção especial. Talvez pelo fato de ser um período sem Copas do Mundo, o que me fazia imaginar como a Seleção Brasileira com sua inesquecível linha de frente formada por Tesourinha, Zizinho, Ademir Menezes, Jair Rosa Pinto e Heleno de Freitas iria passar pela Argentina de Moreno, a Itália de Valentino Mazzola, a Inglaterra de Sr. Stanley Matthews e conquistar seu primeiro caneco mundial... Sendo assim, os amigos devem ter idéia do quão rápido eu devorei esta verdadeira bíblia do futebol brasileiro nos anos 40. Um prato cheio para quem quer conhecer grandes personagens da história do nosso futebol."


ANOS 40 - VIAGEM À DÉCADA SEM COPA
Autor: Roberto Sander
Editora: Bom Texto

Esporte nos Anos 40- Parte II

Esporte nos anos 40 no Brasil
   Os anos da II Grande Guerra foram de supremacia lisboeta. Houve espaço até para o Belenenses conquistar o único título da sua história, na época 1945/46. Porém, o final da década marcou a ascensão do Sporting como potência do futebol nacional. Era o tempo d’ “Os Cinco Violinos”, expressão feliz do jornalista Tavares da Silva: Jesus Correia, Vasques, Peyroteo, Travassos e Albano foram os intérpretes da perfeita harmonia futebolística.
Lista de Campeões

Esporte nos Anos 40- Parte I

         A década de 1940 foi injustiçada pela História. Por conta do conflito armado entre o Eixo e os Aliados travado em território europeu, não houve Copa do Mundo de Futebol em 1942 e 46. A 2ª. Guerra Mundial também impediu as os torneios olímpicos de 40 e 44.
        Mais do que privada do futebol, a década de 1940 ficou marcada pelo conflito de proporções mundiais que destruiu toda a Europa e pelas atrocidades perpetradas por ambas as partes. O saldo final foi de 70 milhões de mortos, sendo a maioria de civis.
       A medo já pairava sobre o continente europeu durante a Copa de 1938, na França. Se os italianos ganhavam o bicampeonato sob forte pressão do Duce Benito Mussolini, a ameaça da Alemanha nazista já se impunha a países vizinhos, como a Áustria (Anschluss).
       Em 1939, Hitler invadia a Polônia, dando início à 2ª. GM.

      Para futebol, a década de 1940 parece perdida. A realidade, todavia, não era essa. O fenômeno da bola no pé não parou sequer um momento. Se não se pôde assistir às Copas do Mundo na década, o esporte era praticado em cada canto do planeta. 


domingo, 21 de julho de 2013

Romance nos Anos 40

      Pessoal,voltei para falar dos romances da década de 40. Na década apesar  de ainda imperar a grande influência do Tango os homens  já assumiam a posição de românticos boêmios, não deixando de lado as serestas.
      Ajeitam seus relógios Pateck Philip, telefonam para a Rádio Nacional e oferecem ás suas amadas, às suas Deusas uma linda melodia e a preferida sempre era:

A Deusa da minha Rua
"A deusa da minha rua 
Tem os olhos onde a lua
Costuma se embriagar 
Nos seus olhos eu suponho
Que o sol, num dourado sonho 
Vai claridade buscar..."

Link da música: http://www.kboing.com.br/nelson-goncalves/1-88582/



Indicações de Livros Publicados nos Anos 40

A cidade sitiada (Clarice Lispector)

 






Sinopse: A simplória personagem Lucrécia, de 'A Cidade Sitiada', desprovida de raciocínio e/ou de consciência, é, segundo a autora, alma gêmea de Macabéa. Lucrécia é apenas o que ela vê - os cavalos a esmo na suburbana cidade natal de São Geraldo, o morro do Pasto, o armazém, o sol sem vento da tarde.


O lustre (Clarice Lispector)


Sinopse: Em 'O lustre', é possível trafegar pelo mundo interior da protagonista, Virgínia, desde sua infância em um remoto vilarejo do interior até a vida adulta numa cidade grande e solitária. No universo subjetivo criado pela escritora, a clareza está nos sentimentos. Virgínia ama seu irmão, Daniel, sua alma gêmea, seu senhor. Virgínia também ama seu amante, Vicente, a quem conhece tão pouco.


quarta-feira, 17 de julho de 2013

Invenções

Nesta postagem vou começar a falar de algumas invenções criadas no anos 40 ou que chegaram no Brasil nesta época.

Geladeira

Apesar da geladeira (frigorífico doméstico)  ter sido criado no inicio do seculo XX, o primeiro aparelho produzido no Brasil, foi construído em 1947, em uma pequena oficina localizada na cidade de Brusque, em Santa Catarina.


40 nas telinhas!

Agora vamos falar sobre alguns programas de televisão de hoje em dia que retratam ou fazem homenagens aos anos 40





Alma Gêmea - Rede Globo


      Alma Gêmea é uma telenovela brasileira exibida na rede globo entre 2005 e 2006, foi escrita por Walcyr Carrasco, contendo 227 capítulos. A segunda parte da novela se passa no ano de 1948. Nela podemos ver exemplos de como era a moda na época, principalmente quando vemos a personagem Cristina, que usa roupas luxuosas, caras e bem feitas.









terça-feira, 16 de julho de 2013

Links de Filmes da Década de 40

Olá pessoal, eu já postei sobre 4 filmes da década de 40. Agora vim postar os links dos filmes para vocês que tiveram curiosidades.Veja a seguir:

It's a Wonderful Life:

Ladri di Biciclette (filme legendado):
https://www.youtube.com/watch?v=Ojt7ZgDNmnk


The Grapes of Wrath (trailer):
The Great Dictator:

Anos 40

   Cheguei para mostrar para vocês leitores,um vídeo super interessante sobre os anos quarenta. Ele explica direitinho como era o Rio de Janeiro no ano de 1948 e como foi sua evolução.O vídeo fala do progresso da cidade e cita os principais lugares onde a população frequentava.Veja a seguir:



segunda-feira, 15 de julho de 2013

Curiosidades sobre a Segunda Guerra Mundial (1939-1945)

       Agora vamos falar sobre algumas curiosidades sobre a Segunda Guerra Mundial.

Blitzkrieg

     Na Segunda Guerra, a movimentação intensa dos alemãs envolvia uso simultâneo de tanques e aviões, além de atos de sabotagens.

         O principal objetivo da Blitzkrieg era causar pânico e desordem. Esse objetivo era alcançado com ataques maciços, realizados por tropas diferentes que avançavam em direção ao território do inimigo, cortando a linha de suprimento do inimigo.           Os tanques tinham a função de rasgar as linhas inimigas e seguir no território do inimigo, liderando as penetrações em profundidade. Assim os tanques, isolavam os rivais, interceptando qualquer reforço rival que tentasse chegar até à área sob ataque.         A Blitzkrieg também fazia ações de sabotagem, como destruir pontes, linhas de comunicação, arsenais e passar informações erradas por rádio. Tudo para que o inimigo ficasse desorientado ou sem conseguir se comunicar durante a ação.          A artilharia servia para "martelar" as posições inimigas, causando grande confusão no exercito rival.        Os aviões "táticos" dos alemães,tinham duas funções: Uma era atacar posições que a artilharia não conseguia atingir e a outra era dar apoio ao avanço dos tanques, eliminado alvos pelo caminho, como os blindados do inimigos.

quinta-feira, 11 de julho de 2013

Conflitos Mundiais

   Como todas as outras postagens, essa não será diferente.  Essa postagem falará sobre os conflitos mundiais na década de 40, como citado acima.




      A década de 1940 ou simplesmente anos 40 foi o período de tempo entre 1 de janeiro de 1940 e 31 de dezembro de 1949. Nesta época, os conflitos armados que assolaram a década anterior chegam ao apogeu, com o holocausto, e declínio. Um ataque realizado pelo Japão em Pearl Harbor marca a entrada dos Estados Unidos na Segunda Guerra Mundial.   Hitler comete suicídio e Mussolini é fuzilado. Ocorrem também os julgamentos de Nuremberg onde foram julgados 24 criminosos de guerra aliados a Hitler, dos quais 13 foram condenados à morte na forca, três foram absolvidos e os demais condenados a outras penas. Teve início também a Guerra Fria, onde aumentaram as tensões diplomáticas entre os Estados Unidos e a União Soviética. Nesta década, foi criado o primeiro computador, o ENIAC, assim como também o primeiro helicóptero de carga e o primeiro transístor. Foram também estabelecidos a ONU, a OTAN, o FMI e o Banco Mundial. Tem início o Plano Marshall, de recuperação econômica da Europa pós-guerra, como um dos principais objetivos de deter o avanço do comunismo pela Europa.


Brasil nos anos 40

     Voltei para falar um pouco do Brasil na época de 40. Essa época foi em que Getúlio Vargas governou o Brasil e as populações urbanas iniciaram se, teve o avanço dos meios de comunicação e a estrutura do ensino em todos os níveis.

  Desde o período imperial ,o Brasil apresentava elevado índice de analfabetismo,pois durante séculos,o acesso à instrução no país era privilégio nas elites dos grandes centros urbanos no país. Depois  da Segunda Guerra Mundial,o analfabetismo começou a diminuir no país,graças à esforços de administradores públicos e de instituições de ensino privado,os esforços pela diminuição do analfabetismo foram fortalecidos durante o governo do presidente Dutra.

quarta-feira, 10 de julho de 2013

Cantores e artistas da década de 40

   Olá,agora falarei um pouco a respeito sobre os artistas e cantores da época. Carmen Miranda ,foi uma das principais que fizeram parte da história musical e artística,pois além de ser cantora ,ela atuou em vários filmes internacionais .
Louis Armstrong era bastante conhecido e fazia diversas apresentações em Nova Orlean
s. Entre eles tiveram outros artistas,veja a seguir:

segunda-feira, 8 de julho de 2013

História da Moda nos anos 40

  Pessoal,voltei para dar mais detalhes sobre a moda nos anos 40.Como já sabemos,a guerra foi uma das principais influências, com isso sabemos que o tecido nobre e viscose desapareceram do mercado por causa da difícil importação na industria têxtil.  Uma das figuras marcantes na moda brasileira são: Carmem Miranda e Alceu Pena.
Aqui você verá alguns fatos que marcaram a indústria da moda na década de 40.Veja abaixo:

Musicais e Filmes do Gênero da década de 40


Mesmo na década de quarenta, já havia musicais e filmes do gênero, eles faziam muito sucesso, tanto na Brodway quanto no cinema. 


Mágico De Oz


    Entre vários sucessos, se destacou o Mágico De Oz, que narra a história de Dorothy, uma menina que é levada por um tornado para a terra de Oz. Dorothy quer encontrar o Mágico de Oz para que ele lhe diga como ela ira voltar para casa.












Curiosidades: Este musical recebeu varias versões. Na versão de 1978, que era um filme do gênero musical, Michael Jackson interpretou o espantalho e Diana Ross interpretou Dorothy. 



Moda na década de 40

     Olá,voltei para falar um pouco a respeito sobre a moda dos anos 40.Naquela época as mulheres tiveram uma influência da guerra,pois foi assim que adotaram uma silhueta em estilo militar. Por causa da guerra elas tiveram de adotar uma nova medida de se fazer roupas.Isso aconteceu por causa da escassez de tecidos nobres e viscose.


quinta-feira, 4 de julho de 2013

Filmes da Década de 40


A Felicidade não se Compra (1946)
ou


It's a Wonderful Life




Título Original: It's a Wonderful Life
Ano/País/Gênero/Duração: 1946 / EUA / Romance Fantasia / 130min
Direção: Frank Capra
Produção: Frank Capra
Roteiro: Philip Van Doren Stern, Frances Goodrich
Fotografia: Joseph F. Biroc e Joseph Walker
Música: Dimitri Tiomkin

Sinopse:

George Bailey (James Stewart) tinha o sonho de conhecer o mundo, mas nunca pode fazer isso por trabalhar como banqueiro, para ajudar a todos ao seu redor. Ele é uma boa pessoa, mas , deprimido, pensa em se matar na véspera de natal, mas acaba sendo salvo por um anjo. Clarence, o anjo, tenta lhe mostrar como seria o mundo sem sua presença.


Curiosidades:

- James Stewart não aceitou o projeto do filme, pois tinha acabado de retornar da guerra. Lionel Barrymore o convenceu a pegar o papel. 
- A “neve” era uma mistura de sopa, água e um componente químico.
- Foram precisos 2 meses para construir os sets de filmagens, considerados um dos maiores já feitos até aquele momento.


Lugares Importantes na Década de 40


Cassino da Urca

                

Um dos cassinos mais famosos e luxuosos do Rio de Janeiro, que era frequentado por grandes nomes da sociedade brasileira e onde apresentaram se grandes cantores entre eles Carmen Miranda e Dalva de Oliveira.

Personalidades da Década de 40


Adolf Hitler



Foi líder do partido nacional socialista, ficou conhecido no mundo todo por liderar a Alemanha durante a segunda Guerra Mundial e por suas tese racistas e anti-semitas, que ficaram conhecidas com o seu livro de 1924, Mein Kampf. Documentos apresentados durante o julgamento de Muremberg indicam que, no período em Adolf Hitler esteve no poder, grupos minoritários considerados indesejados - tais como Testemunhas de Jeová, Eslavos, Poloneses, ciganos, Homossexuais, deficientes físicos e mentais e judeus, foram perseguidos no que se tornou conhecido como Holocausto. Adolf Hitler cometeu suicídio no seu quartel general (Führerbunker) em Berlim, no dia 30 de abril de 1945, consumiu veneno e atirou na própria cabeça.